Oficinas virtuais

Mobilidade Urbana

O Instituto CCR e o Portal Tela BR anunciam, quinta (19.11), os três melhores curtas-metragens do “Concurso de Curta-Metragem Mobilidade Urbana”, com o tema “mobilidade urbana”. Em primeiro lugar, Marcelo Martins, 26 anos (Rio de janeiro/ RJ), com o curta “Pessoas Cinzas”. Em segundo, Rafael Telles, 34 anos (Natal/RN), com “Se essa rua, se essa rua”. Em terceiro lugar, Beatriz Pessoa, 20 anos (São Paulo/SP), com “175P”.

Os escolhidos serão premiados com um Mac Book Pro Apple e uma Câmera Canon 70D (1º lugar), uma Câmera Canon 70D (2º lugar) e um iPhone 5C (3º lugar). O curta “Pessoas Cinzas” (1º lugar) ainda poderá ser exibido pela CCR em eventos e festivais ligados à empresa.

O concurso teve 162 vídeos inscritos, de 19 estados e 72 cidades brasileiras. O júri do concurso foi formado por Francisco Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR, Flávia Guerra, documentarista e jornalista especializada em audiovisual, Marina Mattaraia, do Instituto CCR e pelo cineasta Luiz Bolognesi da Buriti Filmes.

A qualidade dos trabalhos apresentados foi notável não só por levantar a questão da mobilidade urbana, em tempos em que o País discute tanto o assunto, quanto por propor uma narrativa criativa e até mesmo poética em torno do tema. Cada qual a seu estilo, os três contemplados trazem formas originais e cativantes de contar uma boa história sem perder as questões urgentes da mobilidade de vista.”, ressalta a comissão julgadora.

O “Concurso de Curta-Metragem Mobilidade Urbana” recebeu vídeos inéditos, com duração entre um e três minutos, nos gêneros ficção, documentário ou animação, e que abordassem o tema “mobilidade urbana”. Teve as inscrições abertas em 4 de setembro até 5 de novembro e foi realizado pelo Portal Tela BR, que promove a formação audiovisual, mantido pelo Instituto Buriti.

Regulamento



Concurso Cultural de Vídeo “MOBILIDADE URBANA”



O Concurso Cultural de Vídeo MOBILIDADE URBANA (“Concurso”) é realizado e organizado pelo INSTITUTO BURITI e PORTAL TELA BRASIL (“Organizadora”), com o patrocínio do Instituto CCR S.A (“Patrocinador”)

Este é um concurso de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição, consumo ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei 5.768/71 e do Decreto n° 70.951/72, e que será realizado no período de 04/09/2015 a 19/11/2015.

1. OBJETO

O presente Concurso tem por objeto a seleção e premiação de vídeos de curta metragem ficcional ou documentário com o tema “MOBILIDADE URBANA” de acordo com os parâmetros descritos na Cláusula 3 abaixo.

1.2 Serão selecionados 03 (três) vídeos através do presente Concurso.Os ganhador serão contemplados com os prêmios:

1º lugar: 01 Mac Book Pro
              01 Câmera Canon 70D com lente 18-55mm, memória 32 gb e bolsa
2º lugar: 01 Câmera Canon 70D com lente 18-55mm, memória 32 gb e bolsa
3º Lugar: 01 iPhone 5C


2. DEFINIÇÕES

Para fins deste Regulamento, fica definido que:

    i. Obra inédita é aquela que não tenha sido objeto de publicação ou exibição pública até o ato da inscrição no Concurso.
    ii. Obra original é aquela que possui caráter próprio, autêntica, nova, não copiada nem adaptada de outra obra já existente.
    iii. Obra de ficção é aquela que relata ou narra com intenção objetiva, mas que resulta de uma interpretação subjetiva de um acontecimento, fenômeno, fato etc. Obras que não tenham caráter jornalístico ou documental.
    iv. Documentário é o gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade, mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade “tal como ela é”. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.
    v. Animação é o gênero no qual fotogramas de um filme são colocados formando uma sequência de imagens, que passadas rapidamente, dão ao olho humano a sensação de movimento.  Exemplos são as técnicas de Stop Motion, 2D, 3D, podendo ser criadas ou não com o auxílio da computação gráfica.
    vi. Obra em co-autoria é aquela criada em comum, por dois ou mais autores.
    vii. Proponente/concorrente é a pessoa que propõe o projeto e declara estar de acordo com os termos e regulamentos deste concurso.
    viii. Regulamento é o presente instrumento, que estipula as condições e termos do Concurso.

3. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO e MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO

3.1. Poderão participar deste Concurso quaisquer pessoas físicas de nacionalidade brasileira, maiores e menores de 18 anos. No caso de menores de idade, será permitida a inscrição dos mesmos com a autorização expressa e por escrito dos respectivos responsáveis, residentes em todo o território nacional e que estejam de acordo com o presente Regulamento, a qual poderá ser exigida a qualquer momento pela Organizadora, sendo que a não apresentação da referida autorização dentro do prazo então estipulado pela Organizadora acarretará o cancelamento e/ou a desclassificação do concorrente.

3.2. O Concurso aceitará apenas obras de ficção, documentário ou animação inéditas e originais, conforme definidas na Cláusula 2 acima. Ademais, só serão aceitas inscrições de vídeos de curta-metragem com duração mínima de 1 (um) minuto e máxima de 3(três) minutos.

3.3. Só poderão participar do Concurso vídeos cujas imagens e áudio não se utilizem de direitos autorais, conexos e de imagem e voz de terceiros sem as devidas autorizações, vídeos que não violem direitos de terceiros. Assim, todo concorrente declara e garante que é o legítimo titular dos direitos sobre a obra participante do Concurso, bem como que obteve todas as autorizações e licenças necessárias para criar tal obra. O concorrente ainda deverá manter em seu poder os respectivos contratos de licença, autorizações de uso e demais documentos necessários para a comprovação da regularidade da criação de sua obra, regularidade esta que é ora atestada de forma irrevogável e irretratável pelo concorrente.Ainda, mediante solicitação da Organizadora, o concorrente lhe apresentará cópias de todos e quaisquer tais documentos. Finalmente, tendo em vista as declarações aqui contidas, os concorrentes ficam obrigados a assumir o polo passivo de quaisquer demandas judiciais ou extrajudiciais que tenham por objeto eventuais violações de direitos autorais, conexos ou de imagens pelas obras inscritas no presente Concurso.

3.4. Serão desclassificadas as inscrições:

    a) Efetuadas após o término do prazo previsto no item 4.2 abaixo.
    b) Que não apresentarem todos os documentos solicitados pelo Concurso (Formulário de Inscrição e Declaração de Autoria do Vídeo) ou que apresentarem os documentos incompletos ou fora dos padrões determinados neste Regulamento.
    c) Que apresentarem vídeos notadamente não originais ou fora dos padrões definidos neste Regulamento.
    d) De pessoas ligadas as empresas ligadas a Organizadora e Patrocinador, seus funcionários e/ou parentes em até 3º grau em linha reta ou colateral.

4. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição para o Concurso é gratuita.

4.2. O período de inscrição para o Concurso é de 04/09/2015 a 05/11/2015.

4.3 Para efetuar a inscrição, o proponente deverá obrigatoriamente enviar os seguintes documentos (em formato PDF, depois de devidamente assinados) a Organizadora através do e-mail concurso.mobilidadeurbana@telabr.com.br

    i. Formulário de inscrição, a ser obtido no endereço eletrônico www.telabr.com.br.
    ii. Declaração de Autoria e Autorização para uso do Vídeo, a ser obtido no endereço eletrônico www.telabr.com.br.


4.4. O vídeo deverá ter no mínimo 1 (um) minuto e no máximo 3(três) minutos de duração.

4.5. Os vídeos enviados pelo correio deverão ser gravados em DVD no formato MOV, MP4, AVI ou WMV, com resolução mínima de 320x240 pixels e máxima de 1920x1080 pixels ou DVD autorado (MPG2) e enviados para:

Instituto Buriti
Concurso Cultural de Vídeo
“MOBILIDADE URBANA”
Rua Marechal Olimpio Mourão Filho, 87 – Vila São Francisco
CEP 05352-080 – São Paulo/SP


4.6. Os vídeos enviados pela internet devem respeitar as seguintes especificações:  formato MOV, MP4, AVI ou WMV, com resolução mínima de 320x240 pixels e máxima de 1920x1080 pixels; tamanho máximo do arquivo não deve ultrapassar 2 Gigabites. Para enviar o vídeo via internet:

a) Acesse: www.wetransfer.com
b) Leia os termos e condições do serviço (para continuar é necessário “Concordar”).
c) Clique em “+ Adicionar ficheiros”.
d) Na janela que aparece, selecione seu vídeo (até 2GB) e clique em “Abrir”.
e) Clique em “E-mail do amigo” e digite o email concurso concurso.mobilidadeurbana@telabr.com.br
f) Clique em “O seu email” e digite seu email.
g) No campo “Mensagem”, coloque o nome do filme, sinopse, duração, nome do responsável pelo envio, telefone  e ficha técnica.
h) Clique em “Transferir”.
i) Completado 100%, você receberá uma notificação por email confirmando o envio do seu arquivo.


4. 7. Os materiais enviados para inscrição e seus eventuais anexos não serão devolvidos.

4.8. Não serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas.

4.9. No caso de obras em co-autoria, será obrigatório que os nomes e dados de todos eles constem no formulário de inscrição.

4.10. Será aceito apenas um vídeo por proponente, assim também considerados os co-autores de um vídeo, que não poderão apresentar um segundo vídeo.

4.11. A inscrição dos concorrentes no Concurso implica aos concorrentes a total e inequívoca concordância com todas as regras contidas neste Regulamento, nada tendo os mesmos a reclamar, a qualquer título e a qualquer tempo, em juízo ou fora dele.

5. PROCESSO SELETIVO

5.1. Todo o processo de avaliação dos vídeos inscritos será realizado por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) profissionais na categoria contemplada no Concurso, e escolhidos a exclusivo critério da Organizadora (indicação de 2 profissionais) e do Patrocinador (indicação de 1 profissional).

5.2. As inscrições, depois de recebidas e aceitas (que estejam devidamente preenchidas de acordo com este Regulamento), serão validadas através de um e-mail a ser enviado pela organização do Concurso.

5.3. Os vídeos cuja inscrição for aceita poderão ser postados, mas não obrigatoriamente, no site www.telabr.com.br, na página do Portal no Facebook (www.facebook.com/portaltelabrasil) podendo ser compartilhados na página individual do proponente.

5.4. Os vídeos cuja inscrição for aceita serão encaminhados à Comissão Julgadora, que fará a avaliação de cada vídeo de acordo com os critérios descritos abaixo.

5.5. A Comissão Julgadora efetuará a seleção do vídeo vencedor a seu exclusivo critério de avaliação, atentando principalmente para criatividade e originalidade das obras, desde que observados os seguintes requisitos:

    i. Qualidade da reflexão sobre o tema proposto;
    ii. Criatividade do vídeo apresentado;
    iii. Coerência do Roteiro e da Direção.


5.6. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrevogáveis, não sendo passíveis de questionamento ou recursos por quaisquer concorrentes ou terceiros.

6. DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR

6.1. O resultado dos vídeos ganhadores do Concurso será divulgado no Portal Tela Brasil a partir de 19/11/2015.

7. PREMIAÇÃO

7.1. O ganhador do vídeo selecionado será contemplado da seguinte forma:

1º lugar: 01 Mac Book Pro
              01 Câmera Canon 70D com lente 18-55mm, memória 32 gb e bolsa
2º lugar: 01 Câmera Canon 70D com lente 18-55mm, memória 32 gb e bolsa
3º Lugar: 01 iPhone 5C

7.2. A data de entrega dos prêmios de natureza cultural deste Regulamento será de até 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado.

8. DOS COMPROMISSOS E OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES

8.1. O proponente do vídeo inscrito neste Concurso nos termos deste Regulamento consente que a Organizadora inclua como créditos nos vídeos:

    a) As logomarcas da Organizadora e seu grupo de empresas, do Patrocinador, do Ministério da Cultura - MinC e do Programa de Ação Cultural – ProAC;
    b) Os créditos (técnicos ou artísticos) referentes a todos os titulares de direitos de autor e/ou imagem envolvidos no vídeo.

8.2. Como condição irrevogável para o proponente premiado receber o prêmio designado no item 7.1 deste Regulamento, o mesmo terá até 30 (trinta) dias para enviar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço do proponente, com os mesmos dados que constam na ficha de inscrição (no caso de menores de idade, deverá ainda ser enviada a respectiva documentação de seus representantes legais). Ainda, se for o caso, a Organizadora poderá solicitar ao proponente outros documentos por escrito que autorizem a divulgação e veiculação do vídeo pela Organizadora, bem como comprovem a regularidade do mesmo.

8.3. A Organizadora terá até 30 (trinta) dias para enviar os prêmios aos vencedores a partir da data de recebimento dos documentos do item 8.2, no endereço informado pelo Proponente.

8.4. O não envio dos documentos mencionados no item 8.2. pelo proponente ganhador no prazo estipulado pela organização do Concurso acarretará a perda do prêmio.

8.5. O proponente vencedor se compromete a participar do evento de premiação, caso este seja realizado pela Organizadora do Concurso.

9. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

9.1. Mediante solicitação da Organizadora, o proponente firmará por escrito uma cessão de direitos relacionada ao vídeo inscrito no Concurso cedendo à Organizadora e ao Patrocinador, a título não exclusivo, os direitos para utilizar, reproduzir, distribuir, exibir, veicular, comunicar ao público e difundir o vídeo inscrito no Concurso em quaisquer formatos, mídias, meios, suportes e modalidades, com ou sem fins comerciais, inclusive no Portal Tela Brasil e através das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil ou outros projetos da Organizadora ou por ela apoiados e através de seu Patrocinador e apoiadores.

9.2. A recusa do proponente em firmar a cessão de direitos referida no item 9.1. acima implicará na imediata desclassificação de sua inscrição, sem direito a recurso.

9.3. Caso o vídeo seja produzido em co-autoria, o proponente será o responsável por obter de dos co-autores a cessão de direitos mencionada no item 9.1. acima, devidamente assinada em com firma reconhecida como condição para regularidade da participação no Concurso.

9.4. Os proponentes ainda autorizam, de forma gratuita, a Organizadora e o Patrocinador a utilizar suas imagens, nome e biografia, exclusivamente para a divulgação do Concurso no Portal Tela Brasil e em outras ações de divulgação e promoção do evento, em quaisquer meios e mídias.

9.5. A Organizadora se reserva o direito de solicitar, a qualquer tempo, documentos que comprovem as declarações do concorrente e dos co-autores, bem como verificar a regularidade de todos os direitos autorais presentes ou incidentes sobre o vídeo ficando a seu exclusivo critério desqualificar os vídeos que não cumprirem as exigências deste Regulamento.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A participação no Concurso implica na inequívoca, irretratável e irrevogável aceitação deste Regulamento.

10.2. O prêmio do Concurso é intransferível e somente será entregue ao proponente.

10.3. Qualquer mudança e alteração de datas e prazos de inscrição e divulgação de resultados serão comunicados oficialmente através do Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br). A Organizadora, a seu exclusivo critério, tem o direito de encerrar e/ou modificar pontos específicos do presente Concurso em caso de fraude, dificuldade operacional ou qualquer outro fator que possa comprometer a integridade e licitude do Concurso.

10.4. Dúvidas e solicitações de informação poderão ser encaminhadas para o e-mail concurso.mobilidadeurbana@telabr.com.br

10.5. Os concorrentes serão integral e irrestritamente responsáveis pela veracidade das informações prestadas à organização do Concurso, eximindo a Organizadora e o Patrocinador, desde já, de qualquer responsabilidade relativa à veracidade de tais informações.

10.6. A Organizadora não será responsabilizada por quaisquer problemas técnicos comuns em ambiente de internet ou mau funcionamento, decorrentes de conexão, que possam prejudicar temporariamente o acesso ao hotsite do Concurso, ou ainda problemas com as inscrições.

10.7. Fica eleito o Foro da Capital do Estado de São Paulo, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para toda e qualquer questão oriunda do presente Regulamento.

Li e concordo com os termos citados no regulamento do Concurso.