Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Justificativa :: Refletindo sobre seu projeto

Justificativa :: Refletindo sobre seu projeto

flavia.siqueira - 13.10.2009

Ao inscrever uma proposta no edital Nós na Tela, é preciso apresentar um Projeto Técnico. Um dos itens desse projeto é a justificativa, que deve ter no máximo 25 linhas. Mais do que um espaço para ”vender” sua proposta, a justificativa é uma oportunidade para que os realizadores reflitam sobre suas ideias.

Por Henry Grazinoli
do Portal Tela Brasil

A justificativa de um projeto que vai concorrer a um prêmio deve responder a uma pergunta simples: Por que este projeto deve receber incentivo para sair do papel? Você, como autor da proposta, provavelmente acredita que sua ideia é singular, original e interessantíssima. Mas isso não é suficiente para convencer o júri de um concurso, composto por especialistas que têm em mãos algumas centenas de projetos que vão concorrer com o seu.

Uma boa justificativa não tem um tamanho padrão. Justificativas de meia página podem ser mais profundas e coerentes do que justificativas de quatro páginas. O desafio é dar, de maneira clara, respostas a algumas perguntas que, em conjunto, vão responder ao porquê principal:

Por que escolhi esse tema? Por que é importante abordá-lo? Por que minha visão sobre o tema é diferente da visão de outras pessoas? Por que meu documentário ou telerreportagem pode acrescentar alguma coisa ao debate sobre esse tema? Por que a forma que escolhi para estruturar meu filme é interessante? Por que acredito que minha ideia seja original? Que outros filmes ou reportagens usei como referência para estruturar minha narrativa e definir minha estética? Que contribuição meu vídeo pode oferecer para outras pessoas e para a linguagem audiovisual? Qual é o objetivo do meu documentário ou da minha telerreportagem?

Essas questões devem ser respondidas num texto dissertativo com começo, meio e fim. Esse texto pode ser denso, mas o ideal é que sua leitura seja leve e agradável.

Além disso, desenvolver uma justificativa de verdade para o projeto de um filme é uma possibilidade de refletir com mais profundidade sobre o tema e sobre a forma que você escolheu para passar sua mensagem. Por isso, ao escrever sua justificativa, não pense que você está apenas “vendendo” um projeto. Afinal, você está dando mais profundidade ao seu processo criativo, você está submetendo seu projeto à sua autocrítica, você está refletindo e enriquecendo seu poder de argumentação para defender suas ideias.

Se você pesquisar, trocar informações, buscar referências e for sincero ao desenvolver a justificativa, mesmo que você não vença este ou aquele concurso, pode ter certeza de que seu projeto terá enriquecido muito com essa reflexão.

________________________________________________________________
Leia mais:
Tema :: Abordagem e desenvolvimento
Documentário x Telerreportagem
Edital Nós na Tela abre inscrições
Edital Nós na Tela :: Regulamento
Perguntas frequentes
Modelo de orçamento

Comentários

  • Aline Araújo

    30/06/2011

    Eu estava enlouquecida tentando bolar uma justificativa, sem saber o que escrever ou argumentar e esse texto simplesmente clareou as minhas idéias, fez eu achar o caminho e acreditar que ainda pode dar certo!!!

Envie seu comentário