Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Homens de Cinema Críticos: a arte de quem decifra imagens

Homens de Cinema
Críticos: a arte de quem decifra imagens

flavia.siqueira - 14.10.2009

CríticaA crítica funciona como um roteador dos conceitos que envolvem a criação e a realização das artes. Críticos de cinema brasileiros tentam explicar o que isso significa.

Por Tayla Tzirulnik
Revista BETA

Para que servem os críticos de cinema? Por crítico me refiro aos profissionais que julgam o mérito de uma obra cinematográfica por meio de avaliação minuciosa e livre de preconceitos. Ainda que esse modus operandi varie de acordo com o profissional, espera-se que o bom escritor trabalhe com arte, habilidade e honestidade.

Com o surgimento da internet, parte das críticas migrou para a web, em veículos de peso como Folha Online, Estadão On-line e UOL, nos quais passaram a dividir seus leitores-internautas com milhares de blogs amadores de jovens entusiastas e apaixonados por cinema. Se temos acesso gratuito a uma vasta cobertura, seja por meio de resenha ou crítica, de qualquer filme que se possa imaginar, por que recorrer a jornais e revistas? A web os torna menos importantes? O que os diferencia?

Tido como o personagem menos querido do cinema, e muitas vezes apontado como um verdadeiro inimigo, o crítico brasileiro conversa abertamente com o público, mas não deixa de temer a exposição aos cineastas. Quando o assunto é cinema nacional e seus realizadores, na dúvida, sugere-se certa precaução. Mas o carinho, ainda que tímido, com o filme brasileiro e seu autor pode ser a maior contribuição para o atraso intelectual da cultura cinematográfica.

Talvez nossos críticos ainda não tenham se dado conta do poder que têm em mãos. Não o poder da bilheteria, que cabe aos distribuidores, mas o de transformar nossos cineastas e de apontar diretrizes que, se bem empregadas, poderiam inclusive guiar nossos realizadores para um cinema mais consciente de sua forma e de seu conteúdo.

Entrevistamos alguns dos mais conceituados críticos brasileiros para saber de onde vêm esses profissionais, por que escrevem críticas e como estas influenciam nossa produção e determinam nosso cinema.

Leia as entrevistas:
Luiz Zanin
Sérgio Rizzo
Amir Labaki
Inácio Araújo
Cássio Starling Carlos

 

(Esta matéria foi publicada, originalmente, na Revista PLANO B/BETA nº 03.) 

[Os textos publicados nesta coluna são de responsabilidade de seu(s) autor(es) e/ou veículo original e eventuais opiniões emitidas não traduzem, necessariamente, a opinião do Portal Tela Brasil.]

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário