Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Metalinguagem

Metalinguagem

producao.telabr - 08.10.2010

Parece complicado, mas não é não. Primeiro, vamos conhecer o que é LINGUAGEM.

Linguagem é todo sistema usado pelo ser humano para comunicar (através de símbolos) idéias e/ou sentimentos para outros seres humanos.

Já é comprovado que muitas espécies animais também fazem uso de alguma linguagem para se comunicar. Mas nenhuma delas se aproxima da multiplicidade e da sofisticação das linguagens humanas.

Muitas formas de linguagem são usadas por nós: a fala, a escrita, o desenho, a escultura, a música, a dança, o teatro, o cinema, etc. Através dessas linguagens um ser humano é capaz de emocionar outro ser humano.

Portanto, METALINGUAGEM é a linguagem que serve para descrever ou falar sobre outra linguagem ou sobre a PRÓPRIA linguagem.

Vamos ver alguns exemplos, pra deixar isso mais claro.

Um exemplo clássico está na peça Hamlet, de William Shakespeare. Nesse caso, a metalinguagem consiste no uso de uma peça de teatro dentro da própria peça: existe uma trupe de teatro fazendo uma peça, a pedido do protagonista, dentro da peça Hamlet. Além disso, Shakespeare usa sua própria peça para refletir sobre como um ator deve se comportar em cena. Ou seja, Shakespeare fala sobre a linguagem teatral dentro da peça de teatro.

Nas artes plásticas, os exemplos mais simples de metalinguagem são aqueles em que um pintor pinta um pintor pintando. Desenha um desenhista desenhando. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos:

escher-maos-2

22-25-jv

Maurits Cornelis Escher                                           Jan Vermeer

A música Samba de uma nota só, de Tom Jobim e Newton Mendonça, fala sobre si mesma. Letra e melodia se combinam para criar a canção e refletir sobre o processo de construção da música dentro da própria música.

Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base
é uma só.

Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,
Não deu em nada.

E voltei pra minha nota como eu volto pra você.
Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó
.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só.

E o cinema, claro, também utiliza a metalinguagem com bastante freqüência. Mas vamos evitar os exemplos neste post para não influenciar a produção dos vídeos que serão enviados para o Concurso.

O mais importante é que você compreenda o sentido da palavra metalinguagem e que solte a criatividade para desenvolver seu curta. Mas fica uma dica: vale a pena você pesquisar o uso da metalinguagem no audiovisual. Tem bastante referência legal.

Ao desenvolver seu vídeo, procure refletir sobre o equipamento que você tem em mãos. Pense sobre suas características e sobre as possibilidades de manipulação de linguagem que só ele oferece.

Mas atenção: falar somente sobre a própria linguagem pode deixar seu vídeo um tanto frio, tecnicista. Ou pouco original. Reveja os exemplos que demos acima, pesquise a metalinguagem com mais profundidade no audiovisual e nas outras linguagens. Você vai perceber que os artistas sempre vão mais longe do que a simples reflexão da linguagem pela própria linguagem.

Quer dizer, você pode usar a metalinguagem em seu vídeo ao filmar você mesmo filmando, por exemplo. No entanto, depois de compreender o conceito de metalinguagem, você pode partir para propostas mais ambiciosas e sofisticadas no tratamento desse tema.

Bom trabalho e bom divertimento. Aguardamos seu vídeo!

…………………………………………………………………………………………………

INSCREVA-SE AGORA

Comentários

  • Hilário Francisconi

    08/10/2010

    Excelente ideia e parabéns mais uma vez a TELA BRASIL. Há muito o povo esperava por oportunidades como estas oferecidas pela “TELA”, momentos em que o sonho e a arte do brasileiro são descobertos pela luz humana do reconhecimento.

  • Muito boa a ideia…vou pensar no que posso fazer…temos tempo… ;D

    abraço! =D

  • Marcelo Alves

    08/10/2010

    E os prazos? Obrigado pela oportunidade.

  • Fantástica a idéia de um concurso com esse tema. Vou começar já! Abraços.

  • GEORGE AUGUSTO

    14/10/2010

    grande idéia, VIVA O CINEMA BRASILEIRO !!!!

  • Oscar Vieira

    15/10/2010

    Parabéns por propiciar aos amantes da área uma janela para o povo.
    Vou participar, apesar do amadorismo….

  • Vlademir Suato

    17/10/2010

    Que desafio!

  • Jussani Derussi

    17/10/2010

    Parabéns pela Inciativa, agora é a hora das escolas também poder participar!
    Valeu! Viva o Cinema e suas produções animadas.

  • jefferson melo

    19/10/2010

    Muito obrigado pelo desafio.

  • Alexandre Queiróz

    21/10/2010

    Sensacional a ideia, será uma ótima oportunidade de falar de minha grande paixão, o cinema.

  • Estrarordinario concurso vou me-dar o melhor de min! um abrço

  • Edvaldo

    01/11/2010

    Desde que soube do concurso, estou pesquisando sobre a metalinguagem e não tem sido muito fácil desenvolver algo que realmente surpreenda.

  • Muller Almeida

    04/11/2010

    O tema metalinguagem é muito bom, eu chamei mais dois amigos pra tentar criar algo, o tenso e que a gente nao tem nenhum tipo de camera em casa O.o
    Mas pra tudo tem uma solução.

  • Samuel Reis

    05/11/2010

    Já fiz o vídeo e a inscrição.
    Estou muito ansioso para ver o resultado, posso até não ganhar, mas ficarei feliz em saber que os cineastas assistiram meu primeiro curta.
    Não custa nada tentar …
    Boa sorte a todos

  • Gustavo Pessoa

    05/11/2010

    Otima ideia esse concurso…
    Alias o portal ´já é ponto de referencia pras novidades e oportunidades em audiovisual!!! Parabeéns a todos pelo excelente trabalho e conteúdo. E o concurso é bom pq oportuniza a produção de boas idéias com produção simples…
    Bom eu estou finalizando o meu vídeo não sei se gostarão mas participar de festivais assim só nos faz melhorar e aprender mais sobre essa linguagem.

    obs. O tema é mto bom e instigante!

  • SILVIA NEVES

    17/11/2010

    Parabéns pela excelente ideia das pessoas mostrarem sua criatividade…Pena que só soube agora do concurso e já acabou o prazo de inscrição, mas tenho certeza que lançarão outros concursos iguais a esse do qual participarei…valeu pessoal..boa sorte aos inscritos.

Envie seu comentário