Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Oficinas da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Oficinas da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Victor Martinez - 13.05.2011

Entre as atividades da 6ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), que vai rolar entre os dias 15 e 20 de junho, estão incluídas 8 oficinas gratuitas com conteúdos ligados a produção audiovisual. Legal, né?!

O Festival pretende discutir esse ano a preservação do audiovisual e a educação por meio do cinema. A CineOP também fará uma retrospectiva da tecnologia das imagens em movimento nos últimos séculos e a simulação do que fizeram os primeiros cineastas, os irmãos Lumière.

Paras as oficinas serão oferecidas 250 vagas. Os assuntos são diversos: cinema, vídeo, TV, internet, jogos eletrônicos, videoarte, fotografia e novas mídias. Os alunos também terão a oportunidade de fazer curtas para publicação em redes sociais e, claro, a exibição no encerramento do evento.

Interessou? Então corre e se programa para visitar uma das cidades históricas de MG, porque as inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio pelo próprio site. Dá uma olhada no perfil das oficinas:

1. A tecnologia das imagens em movimento do século XIX ao XXI
Apresentar os aspectos básicos de uma história panorâmica da tecnologia do audiovisual, destacando questões associadas à produção, distribuição e exibição das imagens em movimento no passado e no presente, possibilitando a formação de espectadores mais críticos e atentos não apenas ao conteúdo das imagens e sons, mas também às formas em que elas foram e são realizadas e apresentadas.
Instrutor: Rafael de Luna Freire – RJ
Período: 15/06  a  17/06
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 40

2. Pedagogia do olhar – métodos para a abordagem das artes audiovisuais no processo educativo
Fornecer reflexões, metodologia e exercícios para trabalhar com os alunos uma nova maneira de ver e realizar imagens. A formação do olhar fotográfico e cinematográfico para ler e construir imagens.
Instrutor: Bete Bullara – CINEDUC – RJ
Período: 16/06  a  18/06
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30

3. Direção de arte e cenografia
Instrumentalizar o aluno para que tenha capacidade de criar, planejar e projetar o espaço cênico audiovisual. Utilizando um roteiro de curta metragem como suporte do trabalho, o participante irá vivenciar o papel do diretor de arte e cenógrafo, a interface entre diretor, diretor de fotografia e produção, além de criar o espaço tridimensional – seja ele locação ou estúdio.
Instrutor: Ana Paula Cardoso – RJ
Período: 16/06 a 18/06
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 25

4. Cinema e memória
Aproximar professores e estudantes da experiência do cinema de criação e da fruição fílmica. Refletir sobre as possibilidades do cinema como aprendizagem, veículo da memória social, da formação do gosto e ampliação do auto conhecimento e conhecimento do mundo.
Instrutor: Mariza Guerra e Ana Lúcia – MG
Período: 17/06 a 19/06
Carga horária: 9 horas
Número de vagas: 35

5. Realização em curta documental
Instrumentalizar os alunos para a realização de um curta documentário, com a composição de uma equipe nos moldes de uma produção profissional, ocupando funções técnicas (produção; pesquisa; câmera e fotografia; som) e artísticas (direção; direção de arte; direção musical e edição).
Instrutor: Luiz Carlos Lacerda – RJ
Período: 17/06  a  20/06
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 35

6. Patrimônio e processos cocriativos em novas mídias
Apresentar a rápida evolução dos novos meios de comunicação e sua relação com o vídeo. A partir de aulas sobre a história do vídeo e da internet, serão levantadas as principais características desses suportes para criação de conteúdos audiovisuais conectados em rede e disponíveis para todo mundo. Os conteúdos terão em vista os aspectos do convívio cotidiano e das práticas co-criativas em diálogo com o patrimônio histórico de Ouro Preto, com o cotidiano da cidade, seus personagens e construções históricas.
Instrutor: Igor Amin e Vinícius Cabral – MG
Período: 17  a  20/06
Carga horária: 20 horas
Número de vagas: 20

7. Preservação e restauração de acervos audiovisuais
Apresentação dos princípios, técnicas e métodos relacionados com a preservação de acervos audiovisuais abordando a influência dos fatores ambientais, a estrutura físico-química da película, os espaços de acondicionamento, suas características ideais e reais, a tipologia e a degradação dos materiais, os processos de estabilização ou desaceleração da deterioração dos materiais, a infra-estrutura de guarda, a manipulação para a conservação, a catalogação e o gerenciamento de coleções.
Instrutor: Débora Butruce – RJ
Período: 17/06 e 18/06
Carga horária: 10 horas
Número de vagas: 25

8. Minuto Lumière
Restaurar a primeira vez do cinema realizando uma prática tomada das oficinas pedagógicas da cinemateca francesa, pela qual os participantes são introduzidos brevemente à história do cinema e produzem um minuto filmado como se fosse com o cinematógrafo.
Instrutor: Adriana Fresquet – RJ
Período: 20/06
Carga horária: 3 horas
Número de vagas: 40

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário