Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Juca de Oliveira faz participação na Oficina Tela Brasil do Educativo de S. Roque (SP)

Juca de Oliveira faz participação na Oficina Tela Brasil do Educativo de S. Roque (SP)

mktvirtual - 17.05.2012

Nesta sexta-feira (18/5), a partir das 19h, o ator e dramaturgo Juca de Oliveira estará presente na sessão de encerramento da Oficina Tela Brasil.

O evento faz parte da programação do Educativo Tela Brasil, realizado na cidade de S. Roque (SP) entre os dias 5 e 24 de maio.

Aliás, Juca é nascido em S. Roque!

Sem dúvida, isso deve trazer um sentimento especial para este encontro: a experiência de um ícone do mundo das telas e palcos em contato com uma nova e efervescente geração.

Os jovens que participam do projeto, em muitos casos, têm com a Oficina Tela Brasil a primeira oportunidade de contato com o mundo do audiovisual. Para eles, receber alguém tão reconhecido é uma tremenda realização!

Juca de Oliveira, na verdade, nasceu José de Oliveira Santos, em 16 de março de 1935.

Antes de tornar-se ator, depois de estudar em sua cidade natal, mudou-se para paulista, onde entrou na Faculdade de Direito da USP. Foi num teste vocacional que ficou sabendo da inclinação para ser ator.

Aquilo o empolgou tanto, que Juca ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Desistiu do Direito e pasosu a dedicar sua vida às artes cênicas. Ali conheceu Aracy Balabanian, Glória Menezes e vários outros que seguiram com ele na profissão.

Começou pelo teatro e entrou logo para o TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), onde fez inúmeras peças, como: “O Semente” , “O Pagador de Promessas“, “A Morte do Caixeiro Viajante”.

Passou então para o revolucionário Teatro de Arena, e ali encenou “Eles não Usam Black-tie” , “O Filho do Cão”, de Gianfrancesco Guarnieri, entre outras.

Na época militava politicamente, era de esquerda comunista, e por isso se auto-exilou na Bolívia.

Na volta, na TV Tupi de São Paulo começou a fazer ‘TV de Vanguarda’ e ‘TV de Comédia’ .

 

Na década de 70, passou para a Rede Globo e recebeu consagração nacional, como um dos maiores atores do Brasil.

Jamais, porém, deixou de fazer teatro, sua grande paixão.

Montou companhia própria e aí descobriu sua outra grande vocação, a de autor teatral.

O sucesso com as comédias não era esperado, pois como ator, Juca é dramático.

Nas 60 peças em que atuou como ator, fez quase sempre o papel central, aquele que dá a linha mestra à história encenada, e que por isso sempre são os personagens mais pesados.

No cinema, no festival de Gramado de 2001, como ator coadjuvante ganhou um kikito, dos quatro conquistados pelo filme Buffo & Spallanzani – uma adaptação do diretor Flávio Tambellini, baseado no romance policial de Rubem Fonseca.

 

Juca de Oliveira diz que adora a “tribo artística”, que pode ser “estigmatizada”, como ele diz, mas à qual tem muito orgulho de pertencer. E agora está pensando ementrar na sua “essência caipira”, e a transportar para o teatro. (texto adaptado do Wikipedia.)

Clique aquipara ver a página original e conhecer as obras nas quais Juca de Oliveira atuou.

Quer conhecer mais sobre Juca de Oliveira?

Veja a entrevista de Juca de Oliveira no programa Provocações, da TV Cultura.

 

Juca de Oliveira (parte 01) -  Provocações, TV Cultura
(A segunda parte será iniciada automaticamente após o término da primeira.)

Juca no Cinema – Trailer de Por Onde Anda, de Sérgio Rezende (2004)


“O HOMEM QUE NUNCA TINHA IDO AO CINEMA”
Juca de Oliveira e o poder de interpretação dele no anúncio do Telecine

Comentários

  • Juliana Cassimiro

    21/05/2012

    É uma imensa honra poder compartilhar toda esse ensinamento, obtido nas oficinas, com esse grande ator… Parabéns aos organizadores desse evento e que continuem levando o cinema, a arte, o conhecimento a todos que se são apaixonados por cinema…

  • Paulo Castilho

    21/05/2012

    Olá, Juliana! Muito obrigado pela sua carinhosa mensagem de reconhecimento! Ficamos muito contentes que o Educativo Tela Brasil em S. Roque tenha contado com um ator do prestígio do Juca de Olivieira, atendendo e até superando as expectativas! Continue interagindo com o Tela Brasil pelo portal e por ossas redes sociais (www.facebook.com/portaltealbrasil e @telabr no twitter).

Envie seu comentário