Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » A última do português

A última do português

lucas.guratti - 01.06.2012

Por Lucas Guratti (@gurattilucas)

Não entendo quase nada de cinema português, talvez porque a produção de filmes por lá não seja tão eficiente quanto à de pães. São poucos os filmes que chegam, e é difícil até mesmo perceber alguma unidade plástica ou conceitual entre eles – dos que vi até hoje, notei uma certa melancolia em comum, mas pode ser só coincidência. Mas nada disso importa em Momentos, um curta português, mas com linguagem e enredo universais.

Basicamente, o filme conta a história de um morador de rua que dorme em frente a uma loja, e passa a ter seu sono interrompido por televisões colocadas na vitrine. A trama se desenrola e se mostra muito mais intensa e carregada de emoção do que aparenta ser nas cenas iniciais. Um curta que fala de memórias, de mudanças e de redenção. Se eu disser mais do que isso, estraga.

A beleza de Momentos não está apenas no roteiro, mas também na delicadeza e na imensa qualidade da filmagem. As cores e luzes, profundas e sombrias, levam o espectador a sentir o sofrimento daquele homem, o frio daquela noite chuvosa e a tristeza de seu abandono. O texto se segura na medida certa e conduz a história com bastante competência, sem se arrastar demais e sem entregar o jogo logo de cara. Apesar da surpresa do final, que causa uma boa ruptura na história, acho que faltou certa dose de emoção para o desfecho do filme. De resto, é um bela peça portuguesa, com certeza.

Comentários

  • May

    22/07/2012

    Ol ! Estava navegando na inetnret quando achei esse site. Li a mat ria a respeito do marketing e gostei muito. Sou formada em Letras(port e Ingl s) e leciono Ingl s em cursos. Estou pesquisando a respeito do curso Marketing, o mercado de trabalho, a grade e gostaria de saber mais a respeito para poder ter certeza do que quero fazer. Gostaria de saber onde posso encontrar mais sugest es de pessoas que trabalham na rea, para saber como funciona, o que se faz e tudo mais. Preciso muito de opini es de gente que saiba. Se poss vel, passar algum e-mail para maiores informa es, agrade o imensamente! Camila.

Envie seu comentário