Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » 7º Festival Cine Favela de Cinema com inscrições abertas

7º Festival Cine Favela de Cinema com inscrições abertas

mktvirtual - 07.08.2012

Estão abertas as inscrições para o Festival Cine Favela 2012! A realização só acontece mais para o final do ano, entre os dias 20 de outubro e 12 de novembro. Mas você já pode enviar o seu filme para participar do processo seletivo, com inscrições abertas até 31 de agosto.

Podem participar filmes de todos os gêneros e formatos, com duração de até 90 minutos (incluindo tempo dos créditos), que tenham sido realizados a partir de 2010. O melhor filme será eleito pelo público e receberá prêmio em dinheiro (R$ 3.000,00).

O projeto CINE FAVELA foi fundado em 2003 por um grupo de moradores da Comunidade de Heliópolis, na zona sul de S. Paulo, com a missão de capacitar e promover a inclusão sociocultural de jovens por meio do cinema. Foi a partir dessa ideia que surgiu o  Festival Cine Favela,  dedicado exclusivamente à difusão de filmes produzidos por periferias, associações, projetos sociais, coletivos e ONGs.

Até o ano passado, dedicava-se apenas à exibição de filmes nacionais. A partir de agora, em sua sétima edição, ele transforma-se em um evento internacional e terá como tema, inclusive, a América Latina.

 

 

NOVIDADES

O Festival Cine Favela traz algumas novidades para esta edição de 2012. Além da ampliação do foco para as questões da América Latina no tema deste ano, o festival levará as atividades às comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes e Capão Redondo e oferecerá transporte gratuito para as sessões realizadas nelas.

“É a oportunidade de integrar as periferias deste continente, explorando novos olhares sobre problemas comuns e propondo reflexões por meio da Sétima Arte“, acredita Daniel Gaggini, diretor do Festival. Juntas, essas comunidades somam mais de 900 mil pessoas, além de Estações do Metrô, Escolas Públicas, Entidades de Reabilitação e unidades da rede SESC-SP.

Em uma iniciativa inédita, o Festival proporcionará também o encontro da cineasta brasileira Laís Bodanzky com o diretor argentino Pablo José Meza. Ele virá para o Brasil ministrar na comunidade de Heliópolis uma oficina de roteiro com 25 jovens, que resultará em um curta-metragem. A história será filmada pela diretora Laís Bodanzky, que dirigiu filmes como Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo. A iniciativa faz parte da programação de capacitação desenvolvida pelo Festival, que inclui oficinas de interpretação para jovens de comunidades carentes.

Mais informações sobre festival e detalhes de como inscrever seu filme acesse: www.festivalcinefavela.com.br.

Curta também a página no Facebook e siga no Twitter @cinefavela.

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário