Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Documentário “Uma Passagem para Mário” estreia em circuito comercial e com distribuição própria

Documentário “Uma Passagem para Mário” estreia em circuito comercial e com distribuição própria

Redação TelaBr - 06.11.2014

Nesta quinta-feira (06) estreia Uma Passagem para Mário um documentário sobre amizade e é o primeiro longa do diretor Eric Laurence. O longa é um road movie que passa parte do Recife (Brasil) passa por várias cidades até chegar à cidade San Pedro de Atacama, no deserto do Atacama. O caminho é marcado por uma história de vida e de amizade entre o próprio cineasta Eric Laurence e o amigo, Mário Duques, um jovem que luta contra o câncer e sonha viajar para o deserto.

A idéia de realizar o filme partiu de Eric e Mário surgiu quase simultaneamente ao momento em que os dois decidiram viajar para o Deserto do Atacama. “Eu falei para Mário que queria fazer um filme sobre ele, que tive uma inspiração muito forte de que esse filme poderia ser lindo. Foi interessante porque, no mesmo instante, ele disse que também estava pensando sobre isso, de que queria transmitir as suas experiências e toda a sua luta contra o câncer”, lembra o diretor, que conta ter sido um momento mágico único.

O argumento partiu de uma ideia simples, porém ousada: Mário, que luta contra o câncer, abandonaria os hospitais, a quimioterapia, e iniciaria a empreitada ao lado do amigo, para viver os últimos dias de vida. Laurence destaca que a realização do longa foi também a concretização de um sonho e a conclusão de uma grande jornada. “Quero sempre fazer filmes

imprescindíveis para a minha alma, que possam ser sempre únicos e verdadeiros. Assim como quero ver filmes que me façam transcender”, afirma.

Apesar das dificuldades emocionais e físicas, cerca de 6.300 quiilômetros foram percorridos na produção do documentário e, de acordo com o diretor, “o frio intenso e a pressão da altitude se transformam em experiências ótimas de serem lembradas”. A história de superação, de vida e de morte, e, sobretudo, de amizade, pretendem levar o espectador a refletir profundamente sobre a vida. Um dos aprendizados que Laurence conta ter tido com Mário fala exatamente sobre o controle que pensamos ter sobre vida e que, de certa forma, é a mensagem do filme.  “A vida é muito frágil. Então não deixe de viver a sua amizade da forma mais intensa e verdadeira possível. Aceite e ame os seus amigos, aproveite cada segundo”, conclui o diretor.

O longa será distribuído de forma independente por Mariana Jacob, na Laurence Filmes. O roteiro ganhou o Prêmio VIII Concurso Rucker Vieira de Documentários; e tem o incentivo do Funcultura, através da Fundarpe/Governo do Estado de Pernambuco.

Além disso, como parte do lançamento, o filme lança também o concurso cultural Leve seu amigopara o deserto do Atacama, válido até dia 23 de novembro para pessoas residentes no País.  Para participar, é preciso preencher um cadastro no site www.leveseuamigo.com e anexar uma foto com um amigo(a), contando de forma breve por que essa amizade é tão especial e por que merecem ganhar esse concurso. Outras informações, clique aqui.

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário