Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Campo Grande (MS) recebe a I Semana de Formação Pedagógico-Cultural, com oficina de cinema e educação

Campo Grande (MS) recebe a I Semana de Formação Pedagógico-Cultural, com oficina de cinema e educação

Redação TelaBr - 15.07.2015

Os professores e educadores de Campo Grande (MS) poderão participar na próxima semana da I Semana de Formação Pedagógico-Cultural, que será realizada entre os dias 20 a 24 de julho na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim e no Museu da Imagem e do Som. Ao todo, serão cinco oficinas, abordando o uso de diferentes ferramentas pedagógicas, entre elas o cinema. A oficina Luz, câmera e pedagogia: o cinema na sala de aula, ministrada pela jornalista, cineasta e escritora Marinete Pinheiro, será realizada gratuitamente na sexta-feira (24) e encerrará a Semana.

O Workshop pretender abordar a relação entre cinema e conhecimento, com a proposta de ir além do campo da educação formal e direcionar novos métodos educacionais, incluindo questões culturais e a sensibilização para as relações sociais. Para o encontro, Marinete separou cinco curtas-metragens relacionados com a capital mato-grossense, para exibir aos professores e debater com elas sobre os filmes. “O cinema é uma ferramenta disciplinar muito interessante. E quero mostrar que existe produção local, para que as pessoas possam ver que aqui também existe cinema. Acaba sendo mais interessante quando você se identifica”, explica.

O debate sobre as dificuldades e os possíveis caminhos para levar o cinema para dentro de sala de aula só crescem e um das principais questões apontadas pelos educadores é a necessidade de se educar o olhar, tanto do aluno, quanto do professor.  “Isso faz muita diferença. A gente tem uma dificuldade de formação de publico pra filmes mais alternativos, então sempre que realizamos festivais, fazemos questão de abrir para escola. Muitas crianças muitas vezes nunca foram a uma sala de cinema”, comenta Marinete, que é uma das organizadoras do FestCine América do Sul, festival realizado em Campo Grande há dois anos.

No caso do professor, há uma dificuldade limitada também pela rotina de trabalho. “é muito maçante e ele tem que obedecer a um currículo. Muitas vezes não é culpa dele, mas o professor não pode ficar só em sala de aula, ele tem que ir atrás de coisas criativas”, aconselha.-

Marinete é formada em cinema na Escuela internacional de Cine y Televisión de San Antônio de los Baños (EICTV), de Cuba, e em Jornalismo, pela Uniderp, e começou com cinema na parte de pesquisa. Especializou-se em documentários, área em que realizava oficinas regularmente. Marinete se lembra de um curso, em especial, em que o objetivo era falar de Campo Grande. O curso tinha uma carga horária pequena e, na medida do possível, a cineasta inseria a prática, pedindo um material audiovisual como trabalho de conclusão do curso. Uma das alunas desse curso era também professora e, para a surpresa de Marinete, quis levar o trabalho para sala de aula e realizá-lo com os alunos, que tinham em médio 8-9 anos. “Ela acabou fazendo uma animação com os alunos. Compilou histórias escritas desses alunos, sobre Campo Grande, depois ela pediu às crianças que fizessem desenhos sobre as redações escolhidas e depois montamos uma animação a partir desses desenhos”, lembra, orgulhosa, e completa. “Muitos professores não fazem nada do que está previsto na grade, mas é preciso fazer um pouco mais. Esse tipo de iniciativa precisa vir do professor”, recomenda.

Além da oficina de Marinete, sobre cinema em sala de aula, serão realizadas outros cursos: Práticas pedagógicas na biblioteca escolar: um laboratório de ideias; Fantoches para todas as horas; Desenho Artístico e Máscara de Papel. Todas as oficinas são gratuitas e para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail gphc.fcms@gmail.com ou pelo telefone 3316-9155. Serão 30 vagas por oficina, com declaração de 40 horas para participação de 75% na semana. Veja abaixo a programação completa da I Semana de formação Pedagógica. Outras informações, acesse o site da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (20/07): Práticas pedagógicas na biblioteca escolar: um laboratório de idéias, ministrado pela bibliotecária Rosilene de Melo Oliveira

Terça-feira (21/07)Fantoches para todas as horas, com Ana Claudia Oiticica Murray

Quarta-feira (22/07): Desenho Artístico, ministrada por Erika Souza Pedraza

Quinta-feira (23/07): Máscara de Papel, por Carol Jordão

Sexta-feira (24/07):  Luz, câmera e pedagogia: o cinema na sala de aula, por Marinete Pinheiro

I Semana de Formação Pedagógica

Local: Memorial da Cultura Apolônio Carvalho

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Telefone: 3316-9155.

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário