Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Escolas públicas podem se inscrever no projeto “Escola vai ao Cinema”, em Belo Horizonte (MG)

Escolas públicas podem se inscrever no projeto “Escola vai ao Cinema”, em Belo Horizonte (MG)

Redação TelaBr - 12.08.2015

O Cine 104, localizado em Belo Horizonte, tem uma grande iniciativa que envolve cinema e educação. Com o objetivo aproximar estudantes com importantes filmes do cinema nacional, o espaço realiza desde 2014 o programa educativo Escola Vai ao Cinema.  De acordo com Daniel Queiroz, programador do Cine 104 e idealizador do programa, a ideia é oferecer mais do que simples entretenimento aos alunos. “Ele surge como parte da nossa proposta aqui; o CentoeQuatro não é um cinema comercial, nossa proposta também é pensar na formação de publico”, explica.

Ele conta que a iniciativa existe desde o surgimento do cinema, com ações menores sempre pensadas para a escola. Com a preocupação de que os encontros não fossem apenas momentos de entretenimento, que levava o aluno para uma sessão e depois ele ia embora. “Fomos adaptando os projetos, realizando oficinas e hoje temos o Escola Vai ao Cinema”.  “A gente queria que fosse além, que houvesse um momento de conversa para trabalhar mais a fundo essa questão da formação”, conta e completa: “Fomos adaptando os projetos, realizando oficinas até chegar no Escola Vai ao Cinema”.

Em 2015, o programa exibe Branco Sai, Preto Fica (de Adirley Queirós), Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (de Daniel Ribeiro) e O Menino e o Mundo (de Alê Abreu), e todas as sessões contam com a presença de convidados especialistas no tema que participam de um debate com os professores e os alunos da escola participante. “Esse bate-papo é principalmente direcionado aos alunos. É muito importante porque além de falar sobre cinema, também discutimos sobre questões políticas, sociais, em geral ligadas ao nosso dia a dia”, conta Queiroz. Os convidados para o bate-papo desta edição são Carla Maia, Ewerton Belico, Gustavo Jardim e Maria Elisa Macedo.

As escolas da rede pública que tiverem interesse em levar turmas de alunos (acima de 10 anos) para assistir a uma sessão comentada de um filme brasileiro devem preencher a ficha de cadastro, disponível no site do CentoeQuatro.  Cada escola pode escolher um filme, e agendar a data e horário da sessão. As atividades são gratuitas e são realizadas no Cine 104, com capacidade para 90 pessoas.

As escolas particulares que tiverem interesse, também podem participar do programa, basta entrar em contato pelo e-mail cine@centoequatro.org para saber as condições e valores.

Textos Relacionados

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário