Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Cinema todo mês no interior de São Paulo

Cinema todo mês no interior de São Paulo

Redação TelaBr - 26.08.2015

Tem interesse em cinema e está no interior de de São Paulo? Então dá uma olhada na programação dos Pontos MIS. Os Pontos são espaços alternativos para a exibição de filmes e atividades relacionadas ao cinema, resultado de uma parceria do Museu da Imagem e do Som de São Paulo com municípios do Estado. O Programa está presente em 135 pontos, que recebem ao menos uma programação de filme (geralmente composto por curta-metragem e um longa), mensalmente, e uma oficina audiovisual ou bate-papo com diretor, bimestralmente.

O Projeto está em cidades pequenas: 16% dos municípios parceiros têm menos de 10 mil habitantes e 50%, menos de 30 mil. “Percebe-se que muitas pessoas de cidades vizinhas têm ido até as cidades menores para participar das atividades, principalmente das oficinas. Em muitas cidades, já existe um público fiel, que sempre participa das ações do programa e que também decide a programação que vai até a sua cidade”, afirma Patrícia Oliveira, Coordenadora do Programa Pontos MIS.

As atividades dos Pontos são para quem tiver interesse, mas no público é comum ver muitos professores e alunos. As atividades para as escolas são resultado de parcerias da Secretaria de Cultura e a de Educação, feitas em alguns dos municípios. “Para as cidades que costumam realizar parceria, enviamos filmes e oficinas de audiovisual infantis e infantojuvenis, e algumas educativas”, afirma Patrícia.

Entre as oficinas populares para esse público, estão A Criação do Personagem e seu Percurso: Da Cabeça para o Papel, do Papel para a Tela, com Eliana Fonseca; Histórias que Viram Filme! Gravando Histórias de Livros!, com a ComKids Midiativa; O Cinema dos Meus Sonhos, com Christian Saghaard. Entre os filmes exibidos pelo programa nas escolas, estão Memórias Póstumas de Brás Cubas e Garoto Cósmico.

No total, o Programa conta com um catálogo de mais de 100 filmes diferentes – nacionais e internacionais – de grande diversidade temática, para atender às solicitações e realidades locais. O mesmo ocorre com as oficinas de audiovisual e bate-papos com diretores. São 30 oficinas de temas e abordagens variadas, voltadas para distintas faixas etárias, a escolha é das cidades.

Que tal dar uma olhada no site do programa?

Textos Relacionados

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário