Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Virada Educação 2015 está com as inscrições abertas para atividades que fortaleçam a conexão com a cidade. Oficinas de cinema, exibição de filmes e rodas de conversa podem se inscrever

Virada Educação 2015 está com as inscrições abertas para atividades que fortaleçam a conexão com a cidade. Oficinas de cinema, exibição de filmes e rodas de conversa podem se inscrever

Redação TelaBr - 02.09.2015

Um sábado inteiro dedicado a um repensar coletivo sobre a educação. Um dia para instigar a curiosidade sobre o conceito de cidade educadora. Essa é essência da Virada Educação 2015, que será realizado em São Paulo em setembro. O que isso tem a ver com cinema? Tudo. Em sua segunda edição, o projeto representa o tipo de iniciativa que oferece a dose certa entre desafio e recompensa, como bem sabem os professores que lidam dia a dia com a tarefa de manter vivo o interesse por audiovisual dentro na sala de aula.

O projeto envolve professores, alunos  e cidadãos em geral em uma jornada pela reeducação do olhar, e está com inscrições abertas para atividades que fortaleçam a ligação entre a cidade e as pessoas. As atividades são voluntárias, e professores engajados no audiovisual podem participar propondo exibições de filmes, rodas de conversa sobre cinema e oficinas de teoria, produção e prática. Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher uma ficha de inscrição. Todas as atividades cadastradas passarão por uma avaliação, e o interessado será contatado para confirmação da proposta. Embora não haja cachê, o responsável pela proposta pode solicitar auxílio em questões de produção, caso seja necessário.

A Virada Educação 2015 será realizada no dia 19 de setembro (das 9hs as 18hs) no Centro de São Paulo, Águas de Lindoya (SP), Alto do Ipiranga (SP), Guarulhos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Vargem Grande (SP) e Macapá (AP). O evento acontecerá ainda em outras três cidades no dia 26 de setembro – Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Santo André (SP).

A Virada Educação é uma iniciativa do Movimento Entusiasmo, um grupo de três amigos fundado em 2012 que têm em comum a vontade de construir um novo olhar sobre a educação, André Gravatá, Antonio Lovato e Daniel Ianae. “Definimos uma série de ações para estimular essas mudanças no centro da cidade de São Paulo: realizamos a primeira Virada Educação, além de diversas experiências poéticas para aprofundar a relação com o território. Estamos em movimento com a Virada Educação 2015, e também produzindo o livro Mistérios da Educação e o curta-metragem Inventolhar, explicam no site da iniciativa.

O questionamento fundamental do grupo é: “Como fazer com que a escola se torne uma catapulta de possibilidades, para que as pessoas redescubram seu território?”, pergunta o movimento. A Virada Educação é uma das formas que encontraram de envolver a comunidade na busca por essa resposta. Conforme explica o próprio site do projeto, “a Virada Educação é um dia de celebração repleto de atividades ocupando de forma criativa um território”. As ações são organizadas em quatro categorias: Diálogos – Rodas de conversas sobre temáticas essenciais para a educação; Exibições – filmes, peças teatrais, mostra de fotografias, música entre outros; Intervenções – Ações conceituais que provoquem as pessoas a se deslocar de seus lugares-comuns; Trilhas e oficinas – Atividades que promovam o aprendizado por meio de situações práticas.

A Virada Cultural do ano passado deu origem a um livreto composto por relatos dos participantes, e está disponível gratuitamente aqui. Você professor que quer entender melhor a ideia para engajar os seus alunos, acesse o site e clique aqui para assistir ao teaser do projeto. Para acompanhar de perto as experiências e novidades da Virada Educação, acesse e compartilhe a página do projeto no Facebook.

Textos Relacionados

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário