Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » Abertas as inscrições para o II Encontro de Educadores de Cinema e Vídeo

Abertas as inscrições para o II Encontro de Educadores de Cinema e Vídeo

Redação TelaBr - 10.10.2016

Realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o evento voltado para professores tem por objetivo promover o encontro entre as áreas do audiovisual e pedagogia. Previsto para os dias 22 e 23 de outubro, a programação é gratuita e irá reunir trabalhos que abarquem a produção, exibição e estudos teóricos sobre o cinema e vídeo em processos educativos e formativos. Participará do evento projetos como Cinemaneiro, iniciativa que promove oficinas de vídeo digital gratuitas para jovens de comunidades do Rio de Janeiro, e Cineduc – Cinema e Educação, entidade pioneira fundada nos anos 1970. Para outros detalhes, acesse aqui.

Serviço

Quando: 22 e 23 de outubro

Onde: Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) – R. Prof. Lara Vilela, 126 – São Domingos, Niterói.

Telefone: (21) 2629-9783

 Festival explora os limites da videoarte e cinema

O festival dedicado a videoarte apresenta 16 produções que exploram os limites entre cinema e a produção contemporânea de obras de arte audiovisuais. A mostra, que iniciou sua programação em São Paulo e Belo Horizonte, encerra sua itinerância na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 19 de outubro.

Com curadoria de Alessandra Bergamaschi e Vanina Saracino, idealizadoras do coletivo cultural OLHO, o festival selecionou para esta segunda edição filmes que estabelecem o dialogo de dois gêneros aparentemente distantes: o documentário etnográfico e a ficção científica. Um exemplo disso é a obra Inferno (2013), do artista israelense Yael Bartana, que chamou atenção durante a 31a Bienal de São Paulo. O polêmico vídeo de 20 minutos imagina a autoimplosão do Templo do Rei Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, durante aquilo que seria sua inauguração. Para mais informações, acesse o site do evento.

Olho – Território Não Mapeado/ Uncharted land

Quando: 17 a 19 de outubro

Onde: Cinemateca do MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85. Rio de Janeiro.

Entrada gratuita

 Curso analisa produção de Stanley Kubrick

Em comemoração aos 40 anos de lançamento do filme Barry Lyndon, do diretor Stanley Kubrick (1928-1999), o CineSesc apresenta o curso Kubrick: um diretor de muitos gêneros. Ministrado pela jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa, a atividade irá lançar um olhar analítico sobre a formação e trajetória pouco convencional deste diretor, tendo como foco principal Barry Lyndon, que volta a circular em versão restaurada, e 2001 – uma odisseia no espaço. Para outros detalhes, acesse aqui.

Kubrick: um diretor de muitos gêneros

Quando: 17 e 18 de outubro

Onde: CineSesc – Rua Augusta, 2075. São Paulo

Entrada: R$5 a R$20

 

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário