Tela Brasil – O portal de formação e informação sobre o universo audiovisual » Blog Archive » USP promove semana de cinema voltada aos direitos humanos

USP promove semana de cinema voltada aos direitos humanos

Redação TelaBr - 21.11.2016

Professores e alunos, venham participar dessa discussão urgente e necessária. A Semana Cine Diversidade, voltada para questões de direitos humanos, estreia hoje (21) e segue até sexta-feira (25), na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA – USP). A mostra é uma realização do USP Diversidade, um dos programas do Núcleo de Direitos da USP, que tem se dedicado ao combate às manifestações de intolerância no meio acadêmico.

O evento conta com diversas produções profissionais e também de alunos do próprio curso de Jornalismo da ECA-USP, abordando temas como racismo, homossexualidade e identidade de gênero. A programação da semana também inclui palestras de convidados especialistas nos assuntos abordados.

Um dos destaques da mostra é a estreia do filme Entre Os Homens de Bem (2016), documentário de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, que acompanhou os passos de Jean Wyllys, deputado federal e porta-voz da causa LGBT, e comenta sobre os conflitos dentro da polarizada política brasileira. O filme será exibido na sexta-feira (25), às 16h30. Todas as sessões são gratuitas e não há necessidade de inscrição. Mais informações podem ser encontradas no link ou no Facebook.

Semana Cine Diversidade

Quando: de 21 a 25 de novembro
Onde: Auditório Freitas Nobre – Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Butantã, São Paulo
Quanto: gratuito

São Paulo recebe retrospectiva em homenagem ao diretor Peter Greenaway

O diretor britânico Peter Greenaway ganha uma retrospectiva a partir do dia 1º de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. A mostra, que segue até o dia 12, reúne 17 longas e sete curtas do cineasta em cópias em 16mm, 35mm e digital.

A programação pretende revelar o diretor como um artista multimídia: entre os trabalhos exibidos está a trilogia As Maletas de Tulse Luper (2004), projeto multimídia que nasceu na internet e inclui DVDs, livros e filmes. A obra acompanha as aventuras de Tulse Luper (JJ Field), cuja trajetória é reconstituída através de evidências encontradas em 92 maletas.

Outro destaque é a exibição do mais recente trabalho do diretor Que Viva Eisenstein! (2016), visão de Peter Greenaway para o período que o cineasta soviético Sergei Eisenstein viaja ao México para rodar um o filme, Que Viva Mexico!, em 1931.

Além da mostra de filmes, haverá distribuição de catálogo com ensaios do artista e debate sobre sua estética experimentalista. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).

Mostra Peter Greenaway

Quando: 1º a 12 de dezembro de 2016

Onde: CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro.

Mais informações no site da mostra.

É Tudo Verdade, festival dedicado a documentários, encerra inscrições no dia 16

Estão abertas as inscrições até dia 16 de dezembro para o 22º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. O evento será realizado entre os dias 20 e 30 de abril de 2017 em São Paulo e Rio de Janeiro. Podem participar filmes documentários brasileiros inéditos em longa, média e curta-metragem finalizados até janeiro de 2016. Os vencedores de cada categoria receberão troféu e valor em dinheiro a ser definido. Além disso, desde 2015, os documentários de curtas-metragens vitoriosos estão automaticamente qualificados para a disputa do Oscar. A consulta ao regulamento e o encaminhamento de inscrições devem ser feitos por meio do site do festival.

Textos Relacionados

Comentários

Não há comentários no momento.

Envie seu comentário