Oficinas Tela Brasil

Em 2007, foram criadas as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil, com o objetivo de levar educação audiovisual aos jovens de comunidades do país, gratuitamente. As oficinas oferecem conteúdos, equipamentos e prática de realização cinematográfica, abrangendo todo o processo de criação de um filme: roteiro, direção, produção, fotografia, arte, som e montagem.

Em cada oficina, os alunos produzem três curtas-metragens. No último dia do curso, os vídeos são exibidos em uma sessão especial para a comunidade e familiares, e sempre conta com a presença de um convidado: um profissional reconhecido no meio audiovisual (roteirista, diretor ou ator) comenta os filmes e conversa com os alunos.

A proposta pedagógica da oficina baseia-se na prática, no incentivo à criatividade e no trabalho em grupo. A partir do primeiro dia de aula, os jovens conhecem e operam equipamentos, experimentam a linguagem audiovisual e desenvolvem sua capacidade de expressão.

A equipe pedagógica é formada essencialmente por jovens educadores – ex-alunos de projetos análogos ou de formação em cinema –, sempre sob a supervisão de experientes profissionais da área da educação audiovisual.

O Coletivo Tela Brasil, comunidade virtual criada no Portal Educarede, dá continuidade ao trabalho das oficinas presenciais, mantendo em contato a equipe de professores e os jovens realizadores, e incentivando e apoiando alunos e ex-alunos a realizar seus próprios projetos audiovisuais.

Por onde passa, a Oficina Tela Brasil quer deixar belos curtas-metragens. Curtas que dialoguem com a comunidade, que tenham sucesso na exibição e, quem sabe, sigam carreira por festivais de cinema. Mas, na verdade, a produção desses filmes serve de pretexto para estimular atitudes curiosas e científicas dos alunos perante o mundo.